Sobre o Futebol Americano

 

Definição Básica

        O futebol americano, conhecido nos Estados Unidos da América simplesmente como football ("futebol", em portugsês), e em alguns outros países de língua inglesa como gridiron, é um esporte de equipe e de contato que surgiu de uma variação do rugby e que recompensa a , agilidade, capacidade tática e força bruta dos jogadores que se empurram, bloqueiam e perseguem uns aos outros, tentando fazer avançar uma  em território inimigo durante uma hora de tempo de jogo, que se transforma em três ou quatro de tempo real. É frequente ver no futebol americano uma metáfora para a guerra, a ter lugar dentro do campo, com jogadores pesando 150kg ou mais a empurrar-se mutuamente com cada grama do seu peso, e com uma linha de frente claramente definida, que se move para trás e para a frente ao longo do campo, separando as equipes de ataque e defesa.

 

 

Popularidade no Brasil

        A primeira transmissão televisiva do futebol americano na América do Sul foi em 1969 pela TV Tupi. As transmissões não eram ao vivo, o canal recebia a gravação dos jogos da CBS. As transmissões eram narradas por Walter SIlva. Logo na primeira transmisão ele pediu ajuda aos telespectadores que conheciam do esporte, e na outra semana os jogos já estavam sendo comentados pelo norte-americano Thomas Noonan.

        Após isso o esporte só iria voltar a ter transmissões ao vivo na década de 1990, pela Rede Bandeirantes, do Campeonato de Futebol Americano dos EUA, a NFL, entre 1994 a 1998. Atualmente o canal ESPN transmitem os jogos da temporada NFL de domingo, segunda-feira e quinta-feira. A ESPN transmite um ou dois jogos do horário da tarde e o jogos de horário nobre dos EUA, ou seja, o Sunday Night Football (aos domingos a noite) e o Monday Night Football (às segundas a noite). Vale ressaltar que a ESPN não escolhe os jogos a serem transmitidos no Brasil, já que recebe o a definição dos jogos diretamente da NBC, da CBS, da FOXsports e da matriz da ESPN nos EUA. Tais jogos, do Sunday Night Football e do Monday Night Football, são escolhidos pelas emissoras americanas antes de começar o campeonato. No Sunday Night Football, porém, existe um calendário opcional ao final da temporada, após a décima segunda rodada, para que as emissoras transmitam os jogos de equipes que estão na briga pela vaga nos playoffs(finais). Nos jogos da tarde há a possibilidade de escolha de filial da ESPN no Brasil.

        O crescimento da popularidade levou à criação de diversas entidades que buscam a formação de atletas, organização de campeonatos e início de profissionalização do esporte no país.

 

Assiciações e Federações Nacionais e Regionais de Futebol Americano

        A Associação de Futebol Americano do Brasil é equivalente a Confederação Brasileira de Futebol Americano, reconhecida pelo Ministério dos Esportes, e pelas Federações Pan Americana e Internacional do esporte.


FILIADOS À AFAB

FPFA - Federação Paranaense de Futebol Americano
FEFARJ - Federação de Futebol Americano do Rio de Janeiro
FCFA - Federação Catarinense de Futebol Americano
LPFA - Liga Paulista de Futebol Americano
LAFA - Liga Amazonense de Futebol Americano
FCFA - Federação Cearense de Futebol Americano
FESFA - Federação Espirito-Santense de Futebol Americano
FMTFA - Federação Matogrossense de Futebol Americano
FMFA - Federação Mineira de Futebol Americano



AFILIAÇÕES INTERNACIONAIS

IFAF - Internationan Federation of American Football
PAFAF - Pan American Federation of American Football
 

        O esporte no Brasil é praticado de forma amadora e e em alguns campeonatos e locais sem o uso das proteções obrigatórias para a prática do esporte. Os campeonatos de nível nacional no Brasil são o Torneio Touchdown(T.T.) e a LBFA(Liga Brasileira de Futebol Americano.

A AFAB montou em 2007 uma Seleção Brasileira de Futebol Americano, que disputou um amistoso no Uruguai contra a seleção da casa. O placar do jogo foi 20 a 17 para os uruguaios.